quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Validuaté - A alegria sempre traz junto uma revolução!

Uma das minhas grandes paixões é, sem sombra de dúvidas, a música. O ano de 2009 foi bastante rico nesse aspecto e nos agraciou com álbuns singulares, como o suave Pelo Sabor do Gesto da Zélia Duncan (a quem vou dedicar um novo post!); os criativos Vagarosa da Céu e Hein? da Ana Cañas; o exato Peixes, Pássaros, Pessoas da Mariana Aydar; o agradável Pra Se Ter Alegria da Roberta Sá; o incansável Iê, Iê, Iê do Arnaldo Antunes; o Beijo Bandido do Ney Matogrosso; os belos Tua e Encanteria da Maria Bethânia, o Bons Ventos Sempre Chegam da Luiza Possi; e o álbum de estréia da Maria Gadú.

Infelizmente, a criação deste meu blog foi um tanto tardia e estou com os meus dedos coçando para falar as minhas impressões sobre cada um deles. Acredito que isso não cabe tão bem no exato momento, mas que pode acontecer através de descobertas e acontecimentos futuros...

Bem, mesmo assim, gostaria de fazer um destaque dentre as tantas audições que realizei no ano passado. No show do Moska que teve como abertura a Maria Gadú, no Teatro da UFPE, aqui em Recife, tive a oportunidade de conhecer uma galera que só conhecia virtualmente. Os membros da comunidade Maria Gadú – Fãs de Permambuco. Cito este fato, porque foi nesse encontro em que firmamos um contato cada vez maior. E também foi nesse encontro para o show que conheci a Gabi, uma paulista/paraibana/pernambucana arretada, que depois me apresentou a uma banda que me chamou mito a atenção no final de 2009: a VALIDUATÉ.

De cara, gostei do som, despretensiosamente. Só o nome do CD já traz boas vibrações: Alegria Girar. Pois bem, girei! Letras inteligentes, melodias deliciosas, canto criativo, participações impecáveis (de Lirinha, Zéu Britto, Isaac Bardavid) e este se tornou um dos álbuns aos quais não consigo parar de escutar!Nas músicas, destaque para a poesia de O Hermeto e o Gullar; a contagiante Alegria Girar, que faz você quer estar em um show daqueles BEM lotados; o lirismo de Eu Preciso de Você, que como se não bastasse ser perfeita, ainda tem citações de Sentimental dos Los Hermanos; A Lenda o Peixe Francês, que é impossível de se ouvir e não imaginar um pequeno filme se passando na sua cabeça; e para mim, a melhor de todas, Eu Só Quero Acabar Com Você, divertidíssima, uma daquelas pragas bem boas que todo mundo já desejou jogar em alguém um dia!

Citei aqui, as canções que mais me chamaram a atenção no disco, mas todas as outras possuem uma qualidade maravilhosa e são extremamente importantes para completar o quadro do CD. Este é um álbum que vale apena vasculhar, ouvir, revirar, dançar, sentir. Quem não conhece, procure AGORA!


OBS: Um fato interessante – ao escutar pela primeira vez o som da banda, na minha pretensão pernambucana, perguntei-me “Quem são esses Pernambucanos que não conheço?”, acho que por causa da participação do Lirinha. Busquei algumas informações sobre o grupo e descobri que é do Piauí, terra a qual ligava apenas ao nome da “linda, absoluta” Stephany. Tudo bem, perdão!


6 comentários:

  1. Engraçado q eu tbm quero fazer um posto comentando minhas considerações para esse crescente numero de cantoras talentosas q a MPB nos presentea, todas q vc citou ai, estão na minha lista e q eu vou tbm citar no meu blo futuramente.
    Sobre a banda dos seus amigos, depois com calma vou da uma olhada.
    Boa sorte com o blog e depois passa no meu pra conferir.
    Salve a música de qualidades!
    http://paullorobert.blogspot.com
    http://recifemusica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Paulo! Vou coferir sim os Blogs! Só uma observação: não conheço o povo do Validuaté. Descobri através de uma amiga e curti muito o som! valeu o comentário! Abração.

    ResponderExcluir
  3. Os meninos do Validuaté arrasam muito! E fico muito feliz por poder espalhar essa alegria e ve-la girando por aí :) Pra quem quiser a coisa fácil #ficadica

    www.myspace.com/validuate


    =*

    ResponderExcluir
  4. Bruno, que delícia ter visto seu blog. tá muito bom... vc tem um bom gosto musical, é engraçado como a gente discute tão pouco as artes né não??? sempre essa correria que não deixa a gente trocar ideias tão boas. fiquei muito curioso pra conhecer o som do VALIDUATÉ. vou pesquisar mais agora mesmo, valeu!!! abraço ao grande amigo, gerferson neftali.

    ResponderExcluir
  5. Rapaz, tu não sabe como fico feliz em ver VALIDUATÉ aparecendo pro mundo. Ô banda massa, a primeira vez que ouvi me encantei, e isso acontece com todo mundo que eu conheço...Eles são um show de música boa, interpretação, composição, e tudo mais de bom que a gente pode esperar de música. Detalhe: não consigo parar de ouvir "Alegria Girar" há um ano, desde a primeira vez!

    ResponderExcluir
  6. Piauí tem mais coisas boas cara,Validuaté é uma das e vou te dar aqui umas dicas: Teófilo Lima, Karranka, Roraima e Vavá Ribeiro. Esses sim representam a música do nosso estado, não Stefany. Valeu!

    ResponderExcluir