sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

PROJETO: Canções que valem uma história

Há tempos queria reavivar meu blog, mas buscava uma idéia legal e amadurecê-la para isso. Assim, inicio o projeto (série): Canções que valem uma história.

O projeto tem como objetivo revelar uma possibilidade narrativa em canções conhecidas (às vezes nem tanto!). Quem nunca imaginou uma historinha nas entrelinhas de uma canção?

Pois bem, estas são as (curtas) histórias que eu imagino. Narrativas as mais diversas baseadas em canções.

Admito que não é um projeto inédito. Essa idéia floriu a partir do início da leitura de “Esta história está diferente”, organizado pelo Ronaldo Bressane. O livro conta com uma verdadeira constelação de autores nacionais e internacionais, cercados pelas músicas de Chico Buarque. Ainda não concluí todos os contos, mas é fenomenal. E qual não foi a surpresa ao perceber que a Globo lançou uma genial série com a mesma linha: “Amor em 4 Atos”.

O objetivo não é limitar meus olhares apenas a obra de Chico Buarque, mas expandir a outras músicas que dêem para contar uma boa história. E para isso, conto com a ajuda de vocês, ok! Sugestões sempre serão bem vindas =)

Um comentário:

  1. Excelente Projeto.
    Sugiro que leia, caso ainda não conheça, os livros "Dez contos para dez canções de Chico Buarque", organização por Ronaldo Bressane; "Aquela canção", da Publifolha; e "Como se não houvesse amanhã", organizado por Henrique Rodrigues.
    Todos tratam as canções com narrativas e podem ser inspiradores.
    Desejo sucesso!
    Mantenha-me informado das novidades.
    Abraço

    ResponderExcluir