sábado, 26 de junho de 2010

Conto: Desapego

Coisa difícil o desapego. A todo o momento temos de nos desapegar a algo. Desde a barriga da mãe. E não foi diferente com aquele objeto. Um brinquedo, um trenzinho.

De certa forma, um tanto quanto insignificante, mas que lhe despertara paixões. Sabe aquele brinquedo que você quase não usa, mas que lhe significa muito? Era aquele. Nas poucas vezes que foi usado, o processo de montagem seguia quase que um ritual. Colocar trilho a trilho, placa a placa, montar a estação com seus banquinhos, engatar cada vagão... E na hora de colocar para funcionar: a mágica. Não pelo fato de observar aquele brinquedo, fazendo voltas. Na verdade esse movimento era até cansativo e besta!


O gostoso mesmo era viajar junto com aquele trem. Imaginar quantas vidas passavam por aquele terminal, o que acontecia nos vagões, a infinidade de histórias que eram possibilitadas. Tinha certeza que uma menina tinha esquecido um ursinho de pelúcia, uma menina que seguiu toda a viagem chorando, desapegada forçadamente de seu amigo. E seu amigo estava lá na estação, meio que sem saber o que fazer, sem entender o que tinha acontecido.


Queria muito poder ajudar a menina e o seu amigo, mas era muito, muito difícil parar uma viagem de trem. Tem coisas que não basta querer, há coisas que nos são impossibilitadas. Da mesma forma aconteceu com o passar do tempo. Aquele brinquedo já não lhe tinha serventia e precisava sofrer uma mudança. Doação, lixo... opções. Muito difícil esse momento de se decidir uma separação. Mudar por mudar, por que não uma mudança suave? O fundo do guarda-roupa!

Um lugar secreto para a descoberta de novas gerações. Uma forma de desapego, sim! Estaria fora de seu alcance, até o dia que numa arrumação, encontraria aquele brinquedo e todas as vidas que lhe envolvem voltariam. Um desapego, mas não um desapego total. E essa era a sua diferença, se comparado com aquela menina do vagão.


4 comentários:

  1. Puuuuts... Adorei *_*
    Arrasouuuu, meu escritor preferido! Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, emocionante. Tenho uma dificuldade enorme em me desapegar de algo, Penso que um dia vou consegui me desapegar um poucos mais, e não digo só de coisas digo no geral mesmo, mas é difícil, talvez nunca venha a conseguir, mas é um batalha travada comigo mesmo. brigado por ter escrito algo tão valioso pra mim. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Só não me desapego de você, meu gordo preferido kkkkkkkkkkkkkkkkkk xero! Lindo!!! Adorei ;-)

    ResponderExcluir